Mesmo com mais eleitores aptos para votar nas eleições deste ano em Santa Maria, o número de abstenções teve uma ligeiríssima redução de 0,07% em relação a 2018. Este ano, são 208.727 eleitores aptos a votar e 42.996, equivalente a 20,59%, não compareceram às urnas no primeiro turno. No mesmo período, na última eleição majoritária, eram 206.546 aptos, porém 42.669 (20,66%) pessoas não exerceram o direito do voto.
Podemos dizer que o cenário é de estabilidade diante dos números, mas as abstenções poderiam ser menores, pelo menos por conta do que o Estado fez para dar condições da população ir votar, como o passe livre nos ônibus em algumas cidades, incluindo Santa Maria.
Leia também
Apuração dos votos do primeiro turno das eleições é finalizadaLideranças de Santa Maria repercutem resultados do 1º turno e compartilham projeções
Em Santa Maria são duas zonas eleitorais, a 41 e a 135. O chefe da zona 135, Vinicius Teixeira, conta que esperava uma queda expressiva nas abstenções deste ano, justamente por conta do passe livre nos ônibus dentro da cidade:– O passe livre deu as condições para a população ir votar, mas talvez o eleitor não saiu de casa por não gostar das opções aos cargos. As eleições foram amplamente divulgadas, então saber delas não pode ser uma justificativa.
Para o segundo turno, em que teremos dois votos no Estado, para governador e para presidente, Teixeira espera que as eleições transcorram melhor do que o primeiro turno, que para ele também foram satisfatórias:– De modo geral, foi muito boa a eleição de domingo. Tivemos bastante movimento, mas antes das 19h já havíamos encerrado a votação em todas as seções. Para o dia 30 de outubro, esperamos que seja ainda melhor, uma vez que o eleitor já sabe onde fica sua seção, e são menos votos, menos números para decorar. Os idosos também terão menos dificuldades e votarão mais rápido – avalia.
No Estado, o comparecimento ao pleito foi de 6.890.016 eleitores, dos 8.593.469 aptos, o que representa 80,17% do eleitorado. Com abstenção de 19,83% no Rio Grande do Sul, Santa Maria é um reflexo do que presenciou o Estado.
TRE-RS
Na noite de segunda-feira, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) emitiu uma nota de agradecimento assinada pelo presidente do TSE-RS e desembargador, Francisco José Moesch, e pela vice-presidente e corregedora eleitoral Vandelia Kubiak. No texto publicado, eles agradeceram aos eleitores que compareceram às urnas e comentaram o esforço realizado para a realização do pleito:
“Todo esse esforço cívico e integrado permitiu à Justiça Eleitoral, mais uma vez, superar os desafios impostos pelos exíguos prazos e pela imensa logística exigida pelo processo eleitoral, para cumprir sua missão constitucional, prestando à sociedade o resultado do pleito poucas horas após o término da votação, de forma segura, transparente e auditável.Nesse ponto, é necessário exaltar o desempenho do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio Grande do Sul, que recepcionou, totalizou e divulgou os votos de todas as 27.201 seções eleitorais, distribuídas em 497 Municípios, até as 22h25min do dia da eleição, em celeridade muito destacada no plano nacional”.
Leia todas as notícias